Bolo de Beterraba



Ingredientes:- 2 Beterrabas de tamanho médio
- 4 ovos
- 300gr de farinha
- 200gr de açúcar
- 1 chávena de café de azeite
- 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha (ou outro aroma que goste)
- Meia chávena de café de Uísque
- 1 colher de sobremesa de fermento
Para a cobertura:
- 200ml de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de aroma de baunilha

Preparação do bolo:
Descasque e lave a beterraba, deite água num tacho e leve ao lume com a beterraba para cozer durante, aproximadamente, 40 minutos.  Tire as beterrabas e deixe arrefecer um pouco.  Parta uma das beterrabas aos pedaços e deite-a na picadora  e reduza-a a puré.
Ligue o forno a uma temperatura de 160º. Barre uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal. Barre também o papel.
Numa tigela bata muito bem os ovos com o açúcar, adicione o azeite, o aroma de baunilha e o Uisque e bata mais um pouco.
Peneire a farinha com o fermento para uma tigela.
Aos poucos, e alternadamente, vá adicionando a farinha e o puré de beterraba ao creme das gemas. Envolva tudo muito bem para que os ingredientes se misturem. Deite o preparado na forma e leve ao forno a cozer a 160º durante, aproximadamente, 40 minutos. Tire o bolo do forno e desenforme sobre uma grelha.

Numa tigela bata as natas e quando começarem a ficar espessas adicione-lhe o açúcar e o aroma de baunilha. Quando o bolo estiver frio cobra-o com as natas batidas.
Eu aproveitei  150ml de água da cozedura das beterrabas e com 10 colheres de açúcar e aroma de baunilha e levei tudo ao lume. Deixei ferver até ficar em ponto de rebuçado. Parti a beterraba que reservei em rodelas fininhas, meti-a dentro da calda e deixei ferver por mais uns 10 minutos. Deixei arrefecer e decorei o bolo.
Artigo original

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Todas as receitas, imagens e qualquer outro conteúdo multimédia são propriedade do Sobremesas de Domingo e não podem ser copiados, partilhados ou alterados sem autorização prévia.