Bolo de Coco




Ingredientes:
- 5 ovos
- 250gr de açúcar
- 200gr de farinha
- 180gr de coco
- 120gr de manteiga sem sal
- 1 chávena de café de azeite
- 1 colher de café de aroma de coco
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 pitada de sal.
Para o recheio:
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 10 colheres de sopa de água
- 1 colher de café de aroma de coco
- 2 gemas de ovo
- 100gr de manteiga sem sal
- 150gr de coco.
Para a cobertura:
- 8 colheres de sopa de açúcar em pó
- 2 claras
- coco ralado torrado.

Preparação do bolo: 
Numa tigela bata o açúcar com a manteiga (que deve de estar à temperatura ambiente) até formar um creme esbranquiçado. Adicione ao creme as gemas, o azeite e o aroma de coco. Bata tudo novamente. Peneire a farinha com o fermento para uma tigela.  Bata as claras em castelo e o final adicione o sal. Bata mais um pouco. Posteriormente, de forma alternada, vá adicionando as claras, a farinha e o coco ao creme das gemas. Envolva tudo com cuidado até acabar.




 Deite o preparado numa forma barrada com manteiga e forrada com papel vegetal  (para desenformar mais facilmente) e leve o bolo a cozer ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Tire o bolo do forno e desenforme sobre uma grelha. Depois de frio corte o bolo em duas partes iguais.

Preparação do recheio:
Deite a água num tacho com o açúcar e leve ao lume até que fique em ponto de pérola, que demora mais ou menos uns 5 a 10 minutos. Deite as gemas numa tigela, o aroma do coco e o coco. Misture tudo muito bem.  Quando a calda estiver pronta vá-a adicionando às gemas mexendo sempre. Deite novamente tudo no tacho e leve ao lume. Quando começar a fica um creme espesso tire do lume e adicione-lhe a manteiga. Mexa muito bem e deite o creme por cima de uma das partes do bolo. Posteriormente sobreponha a outra parte do bolo.




Para a cobertura:
Leve o coco num tabuleiro ao forno para torrar. Mexa-o sempre que seja necessário. Bata as claras em castelo e adicione-lhe o açúcar e o aroma do coco. Barre o bolo com as claras batidas e cobra-o com o coco ralado. Foi o melhor bolo de coco que eu já comi na minha vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Humhum

Ana Teles disse...

Que bolo suculento.

_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha



P.S.: Mal tenho tido tempo para o meu blog, quanto mais comentar os blogs que sigo... Por isso, lamento a minha ausência nos comentários.

Enviar um comentário

 

Todas as receitas, imagens e qualquer outro conteúdo multimédia são propriedade do Sobremesas de Domingo e não podem ser copiados, partilhados ou alterados sem autorização prévia.