Bolo de Creme de Tangerina


Ingredientes:

- Bolo:

- 5 ovos

- 6 colheres de sopa de farinha

- 8 colheres de sopa de açúcar

- 1 colher de café de fermento

- raspa de algumas tangerinas

Recheio:

- 400ml de natas

- 150gr de açúcar

- 250ml de sumo de tangerina

- 5 folhas de gelatina

- 2 iogurtes gregos

Numa tigela bata as claras em castelo e, quando ficarem firmes, adicione-lhe uma colher de açúcar e reserve.
Noutra tigela bata as gemas com o restante açúcar até formar um creme esbranquiçado.
Adicione o fermento à farinha e junte-os, alternadamente com as claras, ao preparado anterior. Posteriormente adicione-lhe também a raspa das tangerinas e envolva tudo com cuidado, sem bater, para que os ingredientes se misturem. Deite o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha . Leve a cozer ao forno a 160º, aproximadamente 35 minutos. Depois de frio corte o bolo em dois ou tres discos e reserve.

PREPARAÇÃO DO CREME:

Aproveite as tangerinas às quais retirou a casca para fazer as raspas para o bolo e, com mais algumas, faça cerca de 250ml de sumo. Passe as folhas da gelatina por agua fria e leve-as, numa tigela, com cerca de metade do sumo ao microondas para que a gelatina derreta. Junte-lhe o restante sumo e mexa. Deixe arrefecer.
Numa tigela bata as natas até formar chantilly e adicione-lhe o açúcar, continuando sempre a mexer. Separadamente bata um pouco os iogurtes e adicione-os às natas, bem como gelatina, e envolva tudo. Leve o creme por alguns minutos ao frigorífico ou ao congelador para solidificar um pouco.
Num prato de servir comece a montar o bolo, pondo um disco como base e cobrindo-o com o creme. Repita este procedimento com os restantes discos, sendo que a ultima camada deve ser de creme. Para que o creme não escorra, ponha um aro à volta do bolo. Decore a gosto.

1 comentários:

Ivone Rodrigues disse...

Olá, que bolo lindo, deve ser delicioso com o sabor a tangerina no creme! Adorei!

Enviar um comentário

 

Todas as receitas, imagens e qualquer outro conteúdo multimédia são propriedade do Sobremesas de Domingo e não podem ser copiados, partilhados ou alterados sem autorização prévia.