Bolo de chocolate branco e pistácios


Ingredientes:

- 5ovos;
- 200gr de açúcar;
- 300gr de farinha;
- 50gr de farinha Maizena;
- 150gr de chocolate branco;
- 1colher de café de aroma de baunilha;
- 1colher de sobremesa de fermento;
- 1chávena de café de óleo;
- 1chavena de café de água morna;

Bata as claras em castelo e reserve .
Parta o chocolate para uma taça e leve-o ao microondas para derreter .
Numa outra tigela bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, adicione-lhe o aroma de baunilha, o chocolate,
o óleo e a água, continuado a bater para que tudo se misture. Misture as farinhas com o fermento e aos poucos vá envolvendo no creme das gemas, alternando com as claras. Envolva tudo com cuidado e sem bater .
Deite o preparado numa forma untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Leve ao forno a cozer a 180º aproximadamente 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme o bolo. Depois de frio corte o bolo em três discos para rechear .


Ingredientes (para a calda):

- 1 chávena almoçadeira de água;
- 150gr de açúcar;
- 1 chávena de café de licor a escolha (eu utilizei licor de framboesa);

Ingredientes (chantilly):

- 600ml de natas;
- 4 colheres de açúcar de confeiteiro;
- Sumo de 1 limão;
- Pistácios a gosto triturados;
Deite a água num tacho juntamente com o açúcar e leve ao lume até ficar em ponto de pérola e, de seguida, junte o licor de framboesa. Deixe ferver por mais 3-4 minutos e posteriormente regue uniformemente as três camadas do bolo anteriormente cortadas.

Bata as natas até obter uma textura consistente e presa. Junte o açúcar e o sumo de limão, batendo de seguida os três ingredientes.

Pegue numa camada de bolo e recheie com algum do chantilly, juntando de seguida alguns pistácios. Repita este procedimento para as duas restantes camadas e, por fim, envolva o bolo com o creme que sobrou até obter uma textura uniforme. Pegue nos pistácios que sobraram e espalhe-os também de forma uniforme.


1 comentários:

Entre Tachos e Sabores disse...

Que rico e delicioso bolo, tens umas mãos abençoadas :)

Beijinhos,
Joana

Enviar um comentário

 

Todas as receitas, imagens e qualquer outro conteúdo multimédia são propriedade do Sobremesas de Domingo e não podem ser copiados, partilhados ou alterados sem autorização prévia.